quinta-feira, 15 de maio de 2008

Grandes Lençóis Maranhenses

Quando chegamos em São Luís não sabíamos ao certo para onde iríamos depois. A indefinição teve breve vida. Mas ao sermos questionadas várias vezes - "Vocês já foram a Barreirinhas?" - e após as informações de Dona Goreti, que mereceria um post à parte, no Centro de Informações ao Turista, decidimos conhecer a tão falada cidade.

Saímos de São Luís às 5h do dia 17/01. Uma van nos buscou no hotel Cantaria (no qual permanecemos por 8 dias), juntamente com duas amigas que fizemos, uma de Belém - Lídia - e outra de Macapá - Mara. Às 9h45 chegamos a Barreirinhas, MA. A estrada é asfaltada e a viagem foi bem tranquila. A paisagem ao redor da pista é belíssima. Rios, lagoas, coqueiros, árvores, campos, a diversidade sobre um chão arenoso. Surpreendente, da areia brota tamanha riqueza.

A van nos deixou na Pousada da Deusa, viúva de um vereador. Deusa decidiu aproveitar o potencial turítico da cidade alugando os quartos de sua casa para turistas. Ela não estava quando chegamos. A sobrinha nos recebeu e, mais que isso, indicou os passeios, ligou e negociou os preços. Em menos de meia hora já estávamos com a agenda cheia até o dia seguinte. No primeiro, visita ao Lençóis; no segundo, subir o Rio Preguiça de barco.

À tarde fomos conhecer o Parque dos Lençóis Maranhenses, que concorre a uma das 7 maravilhas naturais do mundo - a votação vai até julho deste ano. O acesso é difícil, só através de camionete com tração nas rodas para não atolar na areia. A toyota, que tem cobertura e bancos com ecosto adaptados na traseira, nos buscou na pousada.

Ela atravessou um rio numa balsa impulsionada por um barco a parte. Saiu da balsa, começa a andar e de repente pára. O motorista desce e vai ligar a tração nas rodas do veículo. Entramos na trilha para os Lençóis. Em alguns trechos é bem fechada, os pés de caju e outros arbustos quase invadem a trilha. O balança pra cá e pra lá desritmado faz com que todos os 12 passageiros da carroceria se segurem, e segurem bem.

Depois de 40 min de trilha a vista é incrível - dunas esculpidas pelo vento e alguns vales, onde estariam as lagoas, mas nessa época do ano muitas estão secas. Por isso o recomendado é visitar os Lençóis em julho, quando as lagoas estão cheias.

A primeira delas chama-se Preguiça. Segundo o guia Antônio, é para aqueles que não querem ou não aguentam caminhar pelas dunas, os "preguiçosos".

Fomos até a lagoa dos Peixes, que como o nome sugere tem muitos peixinhos rodeando os pés dos banhistas. Tem que ter fôlego para chegar e ficar próximo aos grupos visitantes, afinal perder-se em meio a tantas elevações e vales de areia é bem fácil.

É indescritível a vista. As fotos exibidas não conseguem mostrar a beleza que os olhos contemplam. Às 17h nos despedimos dos Grandes Lençóis e pé na estrada. Agora com chuva. Mas mesmo assim a volta foi tranquila.