sexta-feira, 11 de abril de 2008

Calhau

Calhau é uma praia de São Luís. Tem uma grande faixa de areia na qual passam buggys e pessoas caminhando. O mar de Calhau lembra algumas praias do litoral paulista, ondas pequenas, água escura, a diferença é que venta bastante no litoral maranhense.





Entre a Av. litorânea e a areia há o calçadão e nele muitos bares e restaurantes. Nenhum deles self service.

Da areia vê-se muitos navios ancorados que aguardam a vez para o carregamento ou descarga de produtos no Porto de Itaqui.


Há muitas linhas de ônibus para lá. E foi assim que chegamos a Calhau. Saímos do Terminal da Praia Grande, perto de onde estávamos hospedadas, e fomos para lá.

Um episódio hilário. Andréa e Raquel, duas "metropolitanas" - ambas de cidades com 5 mil habitantes - atravessam a rua para entrar no terminal de ônibus. Antes de atravessar a avenida, aguardam, assim como outras pessoas, o semáforo fechar para os carros e abrir para pedestres. Assim, depois de uns 2min atravessam a rua, juntamente com outros indivíduos e, de repente, as duas saem do fluxo e dirigem-se para o Terminal por um portão grande que estava aberto. Eis que ouvem um apito.

Opa! Algo errado. Entreolham-se, olham para a rua, e depois notam um guarda do terminal fazendo um sinal de negativo e apontando para outro lado. Foi então que as duas notam uma "pequena" placa - Proibida a entrada.

Abaixam a cabeça, morrem de rir (como em várias outras situações da viagem) e dirigem-se à verdadeira entrada do terminal.



Pegamos o ônibus e chegamos a Calhau. Na primeira vez que fomos a praia ficamos pouco tempo. Na verdade fomos com o intuito de arranjar emprego num bar da orla, mas não tivemos êxito. De lá fomos ao centro de São Luís, ainda com a esperança de um dinheiro extra, mas desistimos da idéia de um trabalho temporário, pois teríamos de deixar currículo, aguardar uma seleção e tempo para isso nós não tínhamos, afinal tempo é R$ e nosso pais bem sabem disso.

A outra vez que fomos à Praia de Calhau, ficamos um pouco mais. Caminhamos pela praia, sentamos em um restaurante e experimentamos a famosa Caipiveja - vodka, cerveja, limão, sal e gelo. Muito elogiada, mas não nos agradou.




Comemos uma peixada, por sinal muito boa, mas cara, pelo menos para nós, universitárias fazendo mochilão.

Um comentário:

C. disse...

Porra, velho! que blog massa!!!
que viagem massa, aliás!
quais os planos de vocês? passam por recife?

um xêro!
www.lisaviajante.blogspot.com ;)