segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

MARANHÃO

Estado que parece ter o Amazonas e o Nordeste dentro de si, devido ao sincretismo de paisagens, pessoas e culturas.

Estado de Imperatriz, de Santos, de negros, de franceses, portugueses, indígenas. Estes últimos que lhe dão o nome - MARANHÃO - em Tupi, mar revolto.

Terra de gente receptiva, hospitaleira, do reggae - jamaica brasileira. Terra do Sarney, terra de Gonçalves Dias, dos Lençóis, do Porto do Itaqui, do Bumba meu boi, do tambor de crioula, da base de Alcântara, de Jesus (calma, o refrigerante), do cuchá, da caipiveja. De buritis, babaçus, carnaúbas.

Terra cuja capital, assim como em Santa Catarina e Espírito Santo, é uma Ilha. Ilha do amor, do carnaval de rua, onde surgem as paixões secretas.

São Luís, cidade dos azulejos, dos leões nos Palácios, das ladeiras, da arquitetura encantadora, do velho e do novo, do artesanato, das janelas.

São Luís, cidade patrimônio cultural da humanidade, dos museus, das pedras de cantaria, de Aluísio Azevedo, Ferreira Gullar, Josué Montello, Alcione, Zeca Baleiro.

A primeira cidade que escolhemos conhecer.











Algumas fotos nos foram cedidas por Holger, um biólogo alemão que atualmente vive no Chile e que conhecemos em São Luís.

Nenhum comentário: